quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O MONTE OLIMPO E SEUS DEUSES

Os Deuses Olímpicos são os 12 deuses principais da mitologia grega, que vivem no Monte Olimpo, de onde vem seu nome. Os deuses olímpicos moravam em um imenso palácio, em algumas versões de cristais, construído no topo do monte Olimpo, uma montanha que ultrapassaria o céu. Comiam a ambrósia e bebiam o néctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Cárites. Apesar de não haver confirmação mitológica, supõe-se que os deuses olímpicos não ficavam exclusivamente no Olimpo, mais exerciam suas responsabilidades em outros locais, por exemplo, como Hades que vive no mundo dos mortos.
Por vezes alguns autores incluem outros deuses entre os 12 olímpicos, neste artigo eles serão considerados "Deuses olímpicos menores".

Doze Principais

Normalmente a lista dos 12 deuses olímpicos principais mais aceita é a abaixo, mas a lista varia um pouco e Héstia e Demetér, por exemplo, aparecem em algumas.
Zeus - deus dos deuses, do céu e da terra, senhor do Olimpo;Hera - esposa de Zeus, deusa dos deuses, protetora do casamento;Poseídon - deus dos oceanos e mares;Hades - deus do mundo dos mortos;Atena - deusa da guerra justa, da justiça, da sabedoria;Apolo - deus do Sol, das artes e das profecias;Ártemis - deusa da lua e da caça;Afrodite - deusa do amor e da beleza;Ares - deus da guerra;Hefesto - deus do fogo e da metalurgia;Hermes - o mensageiro de Zeus, protetor dos ladrões e comerciantes;Dionísio - deus do teatro, do vinho e das festas.

Deuses menores

Deméter - deusa da agricultura;Eros - deus do amor;Héstia - deusa do fogo e da família;Éolo - deus dos ventos;Héracles - depois de morto, foi aceito entre os olímpicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário